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Gamificação para a educação

Prof. Paulo Roberto Montanaro

Descrição do curso

Nos últimos tempos, o termo gamificação (do original em inglês, gamification) tem ganhado notoriedade não só pela ascensão das tecnologias digitais, mas também pela expansão dos conceitos dos jogos digitais, cuja indústria e mercado continuam em pleno crescimento no Brasil e no mundo. Utilizar conceitos das mecânicas e das narrativas dos jogos em sistemas educacionais (bem como outros campos) tem se tornado uma experiência bastante interessante e, neste contexto, o presente curso tem como objetivo principal introduzir o conceito e suas principais características para educadores e interessados que possam levam adiante a prática para a sala de aula, seja ela presencial, seja virtual.

Objetivos

  • Compreender os principais aspectos da gamificação na educação;
  • Levantar os principais eixos que estão presentes em sistemas gamificados;
  • Experimentar funcionalidades no Moodle que facilitam algumas ações gamificadas.

Unidades de estudo

  1. O que é Gamificação?
  2. Percursos
  3. Curva de aprendizagem
  4. Narrativa
  5. Missões
  6. Competição e Colaboração

Dedicação

  • Estudo teórico (70%)
  • Atividades (30%)