Conhecendo o MoodleTutoriais de BecapeComeçando a ediçãoCriando recursosCriando e avaliando atividadesOutras funcionalidades
Navegação
Neste tutorial básico, professores e alunos visualizam a página inicial do ambiente Moodle da UFSCar e o acesso às salas virtuais das disciplinas.

Edição de perfil
Este tutorial apresenta os procedimentos para a edição do perfil do usuário no Moodle.

Recuperação de senha
Este tutorial tem como objetivo orientar os usuários do Moodle na recuperação de senha no ambiente.

Becape para restauração da disciplina
Neste tutorial, encontram-se orientações para a realização do becape ou cópia dos arquivos e atividades das salas do Moodle para restauração em outras salas.

Becape completo
Neste tutorial, encontram-se orientações para a realização do becape de segurança ao término da oferta da disciplina.

Configurações gerais
Neste tutorial são apresentadas as ações para as configurações gerais da sala de aula virtual.

Introdução à criação de atividades, recursos e blocos
Neste tutorial são introduzidos os procedimentos básicos para a criação de atividades, recursos e blocos.

Disponibilização de arquivos e criação de pastas
O recurso Pasta permite ao professor a inserção e a organização de arquivos relacionados a um determinado tópico de conteúdo dentro de uma pasta única, reduzindo a rolagem na página da disciplina. O recurso Arquivo permite ao professor a inserção de arquivos de diferentes formatos, tais como documentos, imagens, PDF, apresentações, vídeos, áudios etc, respeitando os limites de tamanho estabelecidos nas configurações gerais do curso. Os arquivos podem ficar disponíveis aos alunos para simples visualização online ou podem ser baixados.

Criação de Livro
O Livro permite ao professor a criação de um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e subcapítulos. Os livros podem conter textos, imagens e links. Este recurso é utilizado para organizar e disponibilizar grandes quantidades de informação, como, por exemplo, as orientações sobre a dinâmica da disciplina ou os materiais de estudo.

Criação de URL
O URL (Uniform Resource Locator) permite ao professor a inserção na disciplina de um endereço de qualquer página da web.

Criação de Rótulo
O Rótulo é um recurso que permite a criação de títulos e textos curtos, possibilitando a nomeação e a organização das informações nas páginas da disciplina. Este recurso pode ser utilizado, por exemplo, para distribuir as atividades e os materiais de estudo em títulos específicos. Não é recomendável utilizar rótulos para inserir textos longos ou imagens.

Criação e avaliação de Fórum
O Fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona com caráter marcadamente interativo que permite o diálogo entre todos os participantes da disciplina. As trocas de mensagens escritas entre os participantes possibilitam o estabelecimento de interlocuções que se prolongam no tempo, de forma que cada aluno possa acompanhar e participar em momentos distintos. Esta atividade demanda a mediação cuidadosa do professor na condução do diálogo entre os participantes, a fim de que as trocas sejam produtivas. Todas as mensagens postadas podem ser avaliadas e notas podem ser inseridas. O Fórum é versátil, permitindo diversos enfoques, tais como: discussão de conteúdos, estudos de caso, construção de trabalhos ou projetos, etc. Também pode servir de apoio no uso de outras ferramentas colaborativas, como a Wiki e o Glossário, por exemplo.

Criação e avaliação de Base de Dados
A Base de Dados é utilizada para a criação de um banco de informações na disciplina. Permite aos participantes a inserção e busca de vários tipos de materiais, tais como imagens, textos, arquivos, URL, etc. Esses materiais são compartilhados com todos os participantes, possibilitando a socialização dos conteúdos disponibilizados. A atividade também permite a validação dos materiais e a inserção de notas pelo professor, bem como a postagem de comentários por alunos e professor para cada item postado.

Criação e avaliação de Diário
O Diário é uma atividade que permite aos alunos a inserção de textos que podem ser continuamente revistos e complementados. Essa característica possibilita ao professor realizar um acompanhamento contínuo da evolução do aluno sobre assuntos em foco, ao longo da disciplina. As anotações dos alunos são pessoais e não podem ser vistas pelos outros participantes, apenas pelo professor, que consegue adicionar comentários e inserir notas. A partir do feedback do professor, o aluno pode rever e reelaborar suas anotações, num processo contínuo. O Diário pode ser utilizado, por exemplo, como uma atividade de reflexão orientada pelo professor durante a realização de um estágio.

Criação e avaliação de Glossário
O Glossário permite aos alunos a inserção e busca de termos e suas definições, nos moldes de uma enciclopédia virtual. Esses verbetes são compartilhados com todos os participantes, possibilitando a socialização dos conteúdos disponibilizados. A atividade também permite a validação dos verbetes e a inserção de notas pelo professor, bem como a postagem de comentários por alunos e professor para cada item postado. O Glossário pode ser utilizado, por exemplo, na criação de um dicionário de conceitos relacionados ao conteúdo da disciplina.

Criação de Questionário
O Questionário permite ao professor criar e configurar questões em diferentes formatos, incluindo desde testes de múltipla escolha até questões do tipo aberto ou dissertativas. O professor também pode utilizar questões de questionários anteriores disponibilizadas em um Banco de Questões. Há diversas opções de configuração do questionário. Uma delas é a possibilidade de configurar a correção automática ou manual das questões. Embora permita a inserção de notas, não necessariamente precisa ser configurada para tal. Esta atividade é particularmente adequada para a aferição da aprendizagem de conteúdos conceituais.

Avaliação de Questionário
Este tutorial apresenta os procedimentos para a realização da avaliação da atividade Questionário.

Orientações para Banco de Questões
O banco de questões permite a criação, pré-visualização e edição de questões a serem utilizadas nos questionários de sua disciplina, no Moodle. O banco pertence à disciplina e é salvo ao se realizar o becape da mesma. Há uma vantagem na configuração do banco de questões, pois este recurso pode ser individualmente salvo (exportado) em um arquivo para restauração em uma outra disciplina. Isto torna o banco um recurso bastante interessante pois pode ser permanentemente alimentado e ampliado, facilitando a construção de futuros questionários. Para aproveitar ao máximo este recurso, é muito importante cuidar da organização e classificação das questões nele inseridas, visando a fácil localização posterior. Neste material, apresentamos as orientações básicas para esta organização.

Criação e avaliação de Wiki
O Wiki é uma atividade que permite aos participantes criar e editar uma ou mais páginas web. Pode ser colaborativo (em que todos podem editar) ou individual (em que cada um tem sua própria página wiki para editar). A realização da atividade em pequenos grupos permite maior interação entre os participantes e também facilita a moderação e organização da edição das páginas pelo professor. A participação no Wiki não pode ser avaliada por meio de atribuição de notas na própria ferramenta. Para tal, é possível a utilização de uma Tarefa. O Wiki é particularmente adequado para a produção de textos de forma colaborativa.

Criação e avaliação de Tarefa
A Tarefa é uma atividade que permite aos participantes a postagem de arquivos em diferentes formatos (documentos, imagens, PDF, apresentações, vídeos, áudios etc.) ou de um texto redigido no editor de texto da própria ferramenta. É possível a inserção de notas e a postagem de comentários pelo professor, além do envio de arquivos de feedback. Esta atividade é muito versátil, pois pode ser utilizada para conteúdos de qualquer natureza (conceituais, procedimentais, atitudinais).

Criação de Escolha
A Escolha é uma atividade que permite a criação de uma enquete de uma única questão, com respostas de múltipla escolha. Nessa atividade, não podem ser atribuídas notas, porém a participação dos alunos fica gravada e o professor pode optar por divulgar ou não os resultados da enquete aos alunos. A atividade pode ser utilizada com um fim em si mesmo, como, por exemplo, realizar uma pesquisa de opinião, ou para apoiar a organização da dinâmica da turma na escolha de um horário comum para a realização de um chat, por exemplo.

Criação de Chat
O Chat é uma atividade para comunicação escrita síncrona, em tempo real, entre os participantes da disciplina. Esta atividade pode ser utilizada como espaço de esclarecimento de dúvidas ou para uma conversa com um convidado, por exemplo. A realização em pequenos grupos permite maior interação entre os participantes e também facilita a moderação e organização da discussão pelo professor. A participação no Chat não pode ser avaliada por meio de atribuição de notas na própria ferramenta, porém as interações realizadas ficam registradas e podem ser consultadas após o encerramento da sessão de bate-papo.

Criação de Laboratório de Avaliação
O Laboratório de Avaliação permite que os alunos façam a avaliação de trabalhos enviados pela ferramenta, podendo realizar uma autoavaliação ou avaliar os trabalhos de colegas. Ao professor cabe definir os critérios de avaliação e atribuir pesos para cada critério, podendo também, fornecer documentos como exemplo para que os alunos procedam à avaliação. É possível ainda determinar um número mínimo de trabalhos que cada aluno poderá avaliar. Os revisores podem ser anônimos, se necessário. O cálculo da nota final dos trabalhos é automático. Ao final do processo de avaliação, o aluno pode visualizar suas notas em cada tarefa ou agrupadas em um relatório final das avaliações. O professor tem acesso a um relatório com as notas de todos os alunos, podendo assim atribuir nota às avaliações realizadas pelos alunos.

Criação de Lição
A Lição permite a disponibilização do conteúdo de modo flexível, por meio da criação de páginas organizadas sequencialmente. Cada página pode terminar com uma questão e, dependendo da resposta escolhida pelo aluno, ele é direcionado para a próxima página ou retorna para páginas anteriores. As questões poderão ser avaliadas com atribuição de notas. A atividade pode ser utilizada para realização de estudos dirigidos ou estudos de caso, quando é necessário fazer escolhas e acompanhar seus desdobramentos.

Criação de Pesquisa
A Pesquisa permite a elaboração de consultas ou surveys personalizadas, em que o professor pode elaborar as questões de acordo com seus interesses. Esta atividade não permite a inserção de notas e pode ser utilizada, por exemplo, para coletar a percepção dos alunos sobre a disciplina. A participação do aluno pode ser anônima ou identificada, e os resultados são visualizados em formato de gráficos somente pelo professor.

Criação de Pesquisa de Avaliação
A Pesquisa de Avaliação permite a realização de consulta aos alunos sobre suas percepções, atitudes e motivações no contexto da disciplina. Para isto, são disponibilizados três tipos de formulários prontos (ATTLS, Incidentes Críticos e COLLES). Esta atividade não permite a inserção de notas. A participação do aluno é sempre identificada, e os resultados são visualizados em formato de gráficos somente pelo professor.

Configurações de acesso restrito e de conclusão de atividades
O acesso restrito é uma opção de configuração para todas as ferramentas e recursos do Moodle. Já o campo conclusão de atividades só fica disponível caso esta opção tenha sido habilitada na Configuração do curso.

Configuração de Guia de Avaliação
O Guia de Avaliação é um método de avaliação da ferramenta Tarefa que permite a inserção e descrição prévias de critérios, comentários padrão e valores, que apoiam o aluno na execução adequada da tarefa. Estes comentários ou feedback padrão são exibidos aos alunos após a correção da tarefa pelo professor. Pode ser configurada no momento da criação da Tarefa ou em uma Tarefa já criada.

Configuração de Rubrica
A Rubrica é um método de avaliação da ferramenta Tarefa que permite a criação de uma matriz contendo critérios e escala de valores. Pode ser configurada no momento da criação da Tarefa ou em uma Tarefa já criada.

Configuração do Livro de Notas
Com a configuração do Livro de Notas, é possível automatizar o cálculo da nota final dos estudantes na disciplina ou no curso de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos. Já os alunos poderão acompanhar as postagens das notas das atividades.