Educação a distância: dimensões da pesquisa, da mediação e da formação
Autores: Daniel Mill, Glauber Santiago, Marilde Santos e Douglas Pino
Resumo: A obra trata de um conjunto de textos com contribuições para entender melhor, entre outros: as redes de pesquisa que vêm se formando pelo Brasil; os fundamentos pedagógicos virtuais; elementos essenciais da docência, da sua prática pedagógica e do processo de mediação pedagógica entre educador-educando (didática); aspectos diversos do ensino médio e superior quando ofertados pela modalidade de EaD, por meios virtuais; além de muitos outros elementos tangentes à qualidade da formação pela modalidade. A EaD tem vivido tempos áureos nesta última década, especialmente no contexto da instituição de ensino superior pública. Num cenário mais amplo também há muitos aspectos a serem comemorados, seja em termos qualitativos ou quantitativos. Contudo, ainda há muitas lacunas – seja em nível micro, meso ou macroscópico, seja na perspectiva pedagógica, tecnológica , logística, entre outras. Ainda carecemos de fundamentos para gestão, docência, aprendizagem, tecnologias e outros processos ou elementos constitutivos da EaD. Resta, então, o convite ao leitor, para analisar as contribuições que os autores desta obra trazem a estudantes, professores, pesquisadores, gestores e demais interessados na temática.
Palavras-chave: Educação a distância; educação – formação; pesquisa.
Referência completa: MILL, D. [et al.]. Educação a distância: dimensões da pesquisa, da mediação e da formação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.