Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação
Autores: César Coll e Carles Monereo
Resumo: Psicologia da educação virtual oferece ferramentas técnicas úteis para todos os profissionais que trabalham com educação virtual. Apresenta uma profunda análise realizada a respeito do impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) sobre os processos de ensino e aprendizagem, e, ao mesmo tempo, posiciona-se de maneira clara e explícita no âmbito da psicologia, mais especificamente no âmbito da psicologia da educação, não se trata, é claro, de contrapor a perspectiva psicológica a outras perspectivas disciplinares, mas de mostrar como, no marco de uma abordagem multidisciplinar, o olhar psicológico complementa e enriquece outros olhares com contribuições específicas. Renomados autores reuniram-se neste livro com o objetivo de contribuir e compensar a carência desse assunto por meio da adoção de um ponto de vista psicológico ao estudar os processos educacionais que ocorrem em ambientes que se apoiam total ou parcialmente na utilização de TICs. O enfoque adotado neste livro postula que, de fato, a incorporação das TIC na educação não transforma nem melhora automaticamente os processos educacionais, mas, em compensação, realmente modifica substancialmente o contexto no qual estes processos ocorrem e as relações entre esses atores e as tarefas e conteúdos de aprendizagem, abrindo, assim, o caminho para uma eventual transformação profunda desses processos, que ocorrerá, ou não, e que representará, ou não, uma melhora efetiva, sempre em função dos usos concretos que se dê à tecnologia.
Palavras-chave: Psicologia da educação virtual;
Referência completa: COLL, C. MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. César Coll, Carles Monereo. Tradução: Naila Freitas, consultoria, supervisão e revisão técnica: Milena da Rosa Silva. Porto Alegre: Artmed, 2010.