Trabalhando com DI e TEA nas aulas de Educação Física: da teoria às práticas corporais inclusivas

    daniela-jacomassi
    andreia-amancio

    Professoras

    Andréia Aparecida Borges Amâncio

    Daniela Godoi Jacomassi

    Descrição do curso

    Este curso tem como objetivo contribuir para a formação de professores de Educação Física no atendimento a alunos com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de uma abordagem teórica e prática, serão apresentados conceitos fundamentais sobre DI, TEA e inclusão, o papel do profissional de apoio, a adaptação de espaços e materiais, além de estratégias e cuidados básicos para promover práticas corporais acessíveis e significativas para todos os alunos.

    Carga horária

    6h

    Objetivos

    • Conhecer as especificidades da Deficiência Intelectual (DI) e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
    • Compreender a função do profissional de apoio e/ou mediador no atendimento aos alunos com deficiência e transtornos.
    • Identificar as práticas corporais inclusivas aplicáveis aos alunos e alunas com DI e TEA na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

    Unidades de estudo

    1. Conceitos teóricos
    2. Profissional de apoio/Adequação de materiais
    3. Orientações Básicas e Práticas Corporais Inclusivas

    Certificação gratuita