Trabalhando com DI e TEA nas aulas de Educação Física: da teoria às práticas corporais inclusivas


Professoras
Andréia Aparecida Borges Amâncio
Daniela Godoi Jacomassi
Descrição do curso
Este curso tem como objetivo contribuir para a formação de professores de Educação Física no atendimento a alunos com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de uma abordagem teórica e prática, serão apresentados conceitos fundamentais sobre DI, TEA e inclusão, o papel do profissional de apoio, a adaptação de espaços e materiais, além de estratégias e cuidados básicos para promover práticas corporais acessíveis e significativas para todos os alunos.
Carga horária
6h
Objetivos
- Conhecer as especificidades da Deficiência Intelectual (DI) e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- Compreender a função do profissional de apoio e/ou mediador no atendimento aos alunos com deficiência e transtornos.
- Identificar as práticas corporais inclusivas aplicáveis aos alunos e alunas com DI e TEA na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Unidades de estudo
- Conceitos teóricos
- Profissional de apoio/Adequação de materiais
- Orientações Básicas e Práticas Corporais Inclusivas
Certificação gratuita