Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques
Autores: Daniel Mill, Luis Roberto de Camargo Ribeiro e Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira
Resumo: A vertiginosa expansão pela qual passou a educação à distância (EaD) Brasileira nos últimos anos não foi acompanhada por estudos e pesquisas em seus diversos aspectos. Esforços têm sido feitos por pesquisadores para compreender o fenômeno de ensino-aprendizagem e gestão educacional na EaD, mas isso vem ocorrendo paralelamente a oferta de cursos EaD, a qualidade das propostas educacionais na EaD está diretamente relacionada à compreensão que temos da modalidade e do necessário e inevitável impacto que ela terá no futuro, com isso, a tese do livro gira em torno do seguinte questionamento: quem é o docente da educação a distância? O trabalho docente na educação a distância (EaD) é extremamente fragmentado e cada parte das atividades que compõem o trabalho docente virtual é atribuída a um trabalhador diferente, ou a um grupo deles. Apesar de haver variações nos tipos de equipes entre uma experiência de EaD e equipes baseadas numa concepção aditiva, na qual cada integrante executa uma parcela específica do trabalho, ou integrada, na qual as atividades são desempenhadas por todos, sabe-se que o trabalho docente a distância se organiza de forma coletiva e cooperativa. A esse conjunto articulado de trabalhadores, necessário para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD, denominamos de polidocência. O conceito de polidocência traz consigo algumas implicações e também pode ser observado de perspectivas distintas. Por isso, cada capítulo do livro pretende explorar um aspecto dessa noção de polidocência, buscando desvelar suas especificidades.
Palavras-chave: Ensino a distância; polidocência na EaD; trabalho docência virtual; professores – formação.
Referência completa: MILL, D. R. S., RIBEIRO, L. R. C., OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação à distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.