M-learning e u-learning: novas perspectivas de aprendizagem móvel e ubíqua
Autora: Amarolinda Saccol
Resumo: Esse é um livro que traz poucas certezas, ou receitas prontas sobre, m-learning e u-learning, trata-se de um livro que propõe questões relevantes e que convida o leitor a refletir sobre oportunidades e, também, sobre as implicações (tanto positivas quanto, eventualmente negativas) do uso das TIMS (Tecnologias da informação e comunicação Móveis e sem fio) para o ensino e a aprendizagem, a obra reúne conhecimento formal sobre essas práticas e inclui a análise focada no conhecimento prévio de educação, gestão e computação. Com o constante crescimento da aplicação de tecnologias da informação móveis e sem fio, o conceito de m-learning (mobile learning – aprendizagem móvel) e u-learning (ubiquitous learning — aprendizagem ubíqua) ganha cada vez mais importância. Esta obra tem como objetivo ajudar o leitor a entender o que são essas novas modalidades de educação, quais as principais tecnologias que as apoiam e quais metodologias e processos de mediação pedagógica se relacionam a elas. Além disso, casos concretos de desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estratégias de m-learning e u-learning são apresentados para ilustrar todos os conceitos mostrados. Por todas essas características, o livro m-learning e u-learning é ferramenta essencial para professores e gestores das mais diversas áreas e instituições de ensino, bem como para profissionais ligados à educação corporativa.
Palavras-chave: Ensino auxiliado por computador; inovações educacionais; sistemas de ensino – Design; tecnologia educacional.
Referência completa: SACCOL A. M-learning e u-learning: novas perspectivas de aprendizagem móvel e ubíqua. Amarolinda Saccol, Eliane Schlemmer, Jorge Barbosa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.