Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas

    Autor: Denise Bértoli Braga

    Resumo: A obra de Denise Bértoli Braga encanta o leitor à primeira vista, não só porque trata de um dos mais importantes temas para o contexto de ensino e aprendizagem no século XXI, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mas, principalmente, porque discorre sobre esse tema colocando-o no centro do interesse do professor das mais diversas áreas. Sendo assim, a obra oferece reflexões e também oferece subsídios básicos para nortear professores a compreenderem a natureza de algumas questões-problema fundamentais e a refletirem sobre o conjunto de recursos. Por meio do uso de uma linguagem ao mesmo tempo clara e instigante, a obra contextualiza a emergência e a evolução das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e descrevem ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) específicos e outros ambientes e ferramentas da Internet, como blogs, os dicionários online, os tradutores automáticos, o Twitter, o Google.docs e as redes sociais, mais especialmente, o Facebook, incorporados às práticas de ensino. Com essa obra, compreendemos melhor como esse “maravilhoso mundo novo” já vem contribuindo de forma definitiva para o desenvolvimento de formas conjuntas de fazer conhecer, principal tarefa da escola e de todos os professores. Esperamos que esse olhar mais panorâmico permita a construção de novas questões, estas mais voltadas para necessidades locais específicas.

    Palavras-chave: Computadores na educação; escrita; inovações educacionais; leitura; letramento digital; linguagem e tecnologia.

    Referência completa: BRAGA, D. B. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.