Complexidade da Docência e formação continuada de professores

Autoras: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Resumo: Esta coletânea é fruto de pesquisas e dá continuidade à série “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da docência”. A docência é um processo que: a) se inicia antes dos cursos formais de preparação de professores, pois as pessoas já estão expostos, desde crianças, a processos de escolarização por meios dos quais começam a construir suas concepções sobre o que consideram como ensino, escola, conhecimento e aprendizagem (aprendizagem por observação); b) envolve um período determinado de preparação formal em instituições de ensino superior que culmina com a certificação para exercer a função docente, e c) se prolonga por toda a trajetória profissional docente. Envolve diferentes tipos de conhecimentos, bem como diferentes fontes por meio dos quais tais conhecimentos são construídos. Os capítulos que compõem esta coletânea se referem a diferentes momentos da carreira, contextos e modalidades de ensino e a algumas das múltiplas variáveis que estão presentes no processo de desenvolvimento profissional que se prolonga ao longo da trajetória profissional dos professores.

Palavras-chave: Formação continuada; ensinar, aprender; base de conhecimento; internet na educação.

Referência completa: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.) Complexidade da docência e formação continuada de professores. São Carlos: EdUFSCar 2009.