Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço - estratégias eficientes para a sala de aula on-line

Autores: Rena M. Palloff e Keith Pratt

Resumo: Escrito para professores, instrutores e educadores de qualquer ambiente de aprendizagem a distância, este livro demonstra como criar uma sala de aula virtual que auxilie os alunos a obter bons resultados acadêmicos. Este guia prático contém estudos de caso e exemplos retirados de uma ampla variedade de cursos on-line bem-sucedidos. Os autores apresentam estratégias para lidar com os seguintes desafios:

– Envolvimento do aluno com o assunto estudado;
     – Registro da presença e da participação;
     – Trabalho com alunos que não participam da aula;
     – Compreensão dos sinais que indicam que o aluno passa por um problema;
     – Construção de comunidade on-line que incluem a interação pessoal.

Tendo como base muitos anos de trabalho com sistemas de informação e mais de cinco anos de experiência em ensino online a distância, Palloff e Pratt, Phds e professores de importantes universidades norte-americanas, apresentam orientações para a elaboração e a implementação de um curso on-line à distância, as quais são leituras obrigatória para quem já está envolvido com aprendizagem online ou para quem pensa em fazer uso dela.

Palavras-chave: Educação; método de ensino; tecnologia educacional.

Referência completa: PALLOFF, R. M; PRATT K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço – estratégias eficientes para a sala de aula on-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.