Educação a distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos práticas e tecnologias
Autores: Daniel Mill e Aline Reali
Resumo: Vivemos um tempo de transformação das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, decorrentes da emergência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Um tempo marcado por intenso movimento de convergências e redimensionamento das tradicionais experiências espaciais, temporais e culturais. Esse contexto revela desafios e dificuldades para a efetivação de processos de ensino-aprendizagem de qualidade mais significativa, tanto na Educação a Distância quanto na educação presencial. Se antes as propostas pedagógicas de cursos virtuais eram constituídas sob herança da educação presencial, assimiladas muitas vezes de forma acrítica, agora, avançamos rumo a novas configurações didático-pedagógicas e/ou metodológicas. Assim, esta obra volta-se para a qualidade pedagógica em geral, tendo como propósito analisar alguns dos principais desafios e dificuldades postos a educadores, estudantes e gestores, particularmente no contexto da Educação a Distância. Pensar a qualidade da educação é, portanto, o mote desta coletânea, além disso, a motivação desta obra é trazer aos interessados novos elementos que preencham lacunas da literatura nessa temática ainda embrionária. Garantimos que ela representa um esforço para compreender o fenômeno de ensino-aprendizagem na EaD, em termos qualitativos.
Palavras-chave: Ensino a distância; tecnologias digitais; tecnologia da informação; comunicação.
Referência completa: MILL, D. R. S., REALI, A. M. M. R. (Org.). Educação a distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar, 2016.