Educação Aberta Online: Pesquisar, Remixar e Compartilhar

AutorES: Fredric M. Litto e João Mattar (Orgs.)

Resumo: Alunos e professores encontram hoje gratuitamente materiais didáticos de excelente qualidade online, desde textos até vídeos e mesmo cursos completos. Nessa cultura da aprendizagem aberta, entretanto, é necessário desenvolver habilidades para pesquisar, avaliar, reutilizar e remixar esses materiais. Este livro, baseado em cursos online do OpenLearn da Open University britânica, oferece orientações para criar, compartilhar e licenciar recursos educacionais abertos, para o design de cursos online abertos e tutoria online, sobre como aprender a aprender, pesquisa em educação e ética em pesquisa, acessibilidade e tecnologias assistivas. Os cursos foram selecionados pelo professor Fredric Litto, Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED e transcritas para a língua portuguesa por uma equipe de tradutores coordenada pelo professor João Mattar. Esta é mais uma valiosa contribuição da ABED para a literatura sobre educação a distância em língua portuguesa.

Palavras-chave: Educação a distância; professores formação; aprendizagem tecnologia; tecnologia educacional.

Referência completa: LITTO, F. M., MATTAR, J. Educação Aberta Online. Pesquisar, remixar e compartilhar. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.