Educação e tecnologias: reflexões e contribuições teórico-práticas

AutorES: Daniel Mill, Glauber Santiago, Marilde Santos, Douglas Pino.

Resumo: Temos neste livro importantes reflexões e práticas que demonstrem caminhos a trilhar ou ao menos apontem rumos para a necessária mudança de mentalidade por parte das instituições, gestores, docentes e estudantes, no sentido de incorporar criticamente certas inovações e possibilidades tecnopedagógicas na educação. A educação, assim como outras agências sociais, está submetida às condições do contexto e forças externas a ela. Nesse sentido, a escola, a universidade e os outros sujeitos envolvidos no processo educacional vêm experimentando influência direta das transformações sociais mais recentes, entre elas destaca-se o acelerado processo de desenvolvimento tecnológico. São transformações capazes de fomentar reflexões peculiares e essenciais sobre diversos aspectos da relação sujeito,
    tecnologia e meio ambiente. Existem certos aspectos decorrentes da emergência das tecnologias digitais de informação e comunicação que já não podem ser ignorados nas reflexões sobre o ensino-aprendizagem e muito menos nas práticas pedagógicas contemporâneas – são aspectos afeitos à qualidade da Educação na formação humana, de modo contextualizado, numa sociedade intensamente permeada por tecnologias digitais. Nessa perspectiva, se assenta a contribuição desta obra: Evidenciar valores que podem ser acrescentados à formação do cidadão, atualmente, por meio de estudos e práticas de educação e tecnologias, particularmente digitais.

Palavras-chave: Educação; educação a distância; tecnologia; educação – formação.

Referência completa: MILL, D. [et al.]. Educação e tecnologias: reflexões e contribuições teórico-práticas. São Paulo: Artesanato  Educacional, 2018.