Ensino para a compreensão: pesquisa prática

Autor: Martha Stone Wiske

Resumo: É consenso, hoje que a escola precisa ensinar seus alunos a compreender e a pensar, de modo que possam ser bem sucedidos nessa era de constante transformação e desenvolvimento tecnológico. Neste livro, um grupo de renomados professores de Harvard Graduate School of Education, como Martha Stone Wiske, Howard Gardner, Devid Perkins e Vito Perrone, propõe uma nova forma de ensinar, decorrente de uma pesquisa conjunta de seis anos. Eles descrevem as bases teóricas subjacentes à estrutura do Ensino para a compreensão, o processo e os resultados de sua aplicação em uma variedade de cenários de sala de aula, e as implicações para a formação de professores e a transformação da escola. Tanto o livro quanto o projeto de pesquisa que ele descreve emergiram a partir do diálogo de professores com pesquisadores, relacionando formulações analíticas com prática educacional. Os leitores podem se unir a essa pesquisa contínua em vários pontos de partida no livro, conforme seus interesses particulares. Seja como for que você inicie esse diálogo, esperamos que a leitura o incentive a cultivar a sua própria comunidade de colegas com quem desenvolver sua compreensão de EpC (Ensino para compreensão).

Palavras-chave: Aprendizagem; psicologia.

Referência completa: WISKE, M. S. Ensino para a compreensão: a pesquisa na prática. Tradução: Luzia Araújo. Porto alegre: Artmed, 2007.