Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação

Autores: Maria da G. N. Mizukami, Aline M. M. R. Reali, Cláudia R. Reyes, Elisabeth M. Martucci, Emilia F. de Lima, Regina M. S. P. Tancredi e Roseli R. de Mello

Resumo: Este livro resulta de uma investigação vinculada ao Programa de pesquisas aplicadas sobre a Melhoria do Ensino Público no Estado de São Paulo – FAPESP que envolveu as autoras – docentes do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos – e profissionais de uma escola da rede estadual de ensino fundamental (séries iniciais), no período de 1996 a 2000. A partir do exame da problemática atual relacionada à formação e à pesquisa da aprendizagem da docência, é descrita e analisada uma estratégia – ao mesmo tempo investigativa e formativa – que considera a parceria universidade-escola, a escola de ensino fundamental e a pesquisa colaborativa como instâncias formadoras da docência.

Palavras-chave: Formação continuada; ensinar, aprender; base de conhecimento; internet na educação.

Referência completa: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R.; REYS, C. R.; MARTUCCI, M. E.; LIMA, E. F.; TANCREDI, R. M. S. P.; MELLO, R. R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar 2002.