Escritos sobre a educação: desafios possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes

Autor: Daniel Mill

Resumo: Este livro apresenta reflexões sobre as transformações mais recentes do fazer pedagógico imerso num contexto cibercultural. Há certos aspectos decorrentes da emergência das tecnologias de informação e comunicação que já não podem ser ignorados nas reflexões sobre o ensino-aprendizagem e muito menos nas práticas pedagógicas contemporâneas. Este tem sido um dos grandes desafios da virada de século: agregar valor ao ensino-aprendizagem pela incorporação de possibilidades tecnológicas emergentes. É nesse sentido que esta obra se propõe a buscar um caminho especial: evidenciar o valor que pode ser acrescentado na formação do cidadão contemporâneo por meio dos estudos sobre educação e tecnologias digitais. A obra se propõe a investigar alguns aspectos elementares no processo de ensino-aprendizagem na atualidade sobre diferentes perspectivas e com diferentes enfoques, o livro é dedicado ao âmbito educacional, tanto na perspectiva de educadores, estudantes, gestores e pesquisadores, quanto na dos demais interessados na discussão instalada na interseção entre educação e tecnologias.

Palavras-chave: Aprendizagem; ensino; inclusão escolar; inclusão digital; interação professor-alunos; interação social; prática de ensino, professores – formação.

Referência completa: MILL, D. Escritos sobre a educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.