Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios
Autor: Júlio César Araújo
Resumo: Nada atesta mais a flexibilidade e a historicidade dos gêneros do discurso que o surgimento dos computadores e, em especial, da conexão em rede digital, a Internet. Também esse espaço ilustra à perfeição a noção bakhtiniana de plurilinguismo: por meio de uma linguagem própria, numérica, é capaz de presentificar para o usuário todas as modalidades de linguagem – oral, escrita, grafismo, imagem estática, imagem em movimento, música etc. – Variedades da língua – valorizadas e não valorizadas (como o internetês) e combinações multimodais inusitadas, colocando em cheque-mate muitos de nossos mitos anteriores sobre as relações entre modalidades e variedades da língua e da linguagem. As propriedades do mundo digital não só vão demandar ainda muitas investigações como criam, para os usuários, novas práticas de linguagem e novos letramentos que apenas começam a ser estudados. Nesse sentido, estudar as práticas de linguagem e os letramentos em ambiente digital é crucial para o ensino de línguas e linguagens na contemporaneidade e terá impacto de médio prazo nas práticas didáticas. Um livro como este, que reúne pesquisadores brasileiros renomados, tanto no campo das teorias de gêneros como no de ensino de línguas, escrevendo sobre todas estas questões – e ainda sobre muitas outras – de maneira simples e acessível ao leigo e especialmente direcionada aos professores de línguas, é uma grande contribuição para a compreensão desses fenômenos e para a incorporação dessa nova realidade ao ensino.
Palavras-chave: Educação – efeito de inovações tecnológicas; ensino auxiliado pelo computador; internet na educação, educação – recursos de redes de computadores; língua portuguesa – estudo e ensino.
Referência completa: ARAÚJO, J. C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Júlio César Araújo (organizador). Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.