Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância

Autor: João Mattar

Resumo: Este livro tem como objetivo abordar metodologias ativas vigentes com orientações e exemplos para a educação presencial, semipresencial e a distância, dentro da educação básica, corporativa e no ensino superior. Deste modo, servirão de sustentáculo ferramentas que combinam metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras relacionadas ao uso de novas tecnologias em educação. Há uma imersão na área da aprendizagem com uma linguagem dialógica e uma ampla bibliografia de referência que explora diferentes tipos de metodologias de ensino e que convida os alunos a uma posição de maior responsabilidade, promovendo seu processo de aprendizagem visando sempre uma maior autonomia na aquisição do conhecimento. Entre as ferramentas apresentadas destaca-se a autoavaliação como um modo de exercício dessa autonomia do aluno, além disso, o papel do professor é ponto crucial neste processo, visto que este não será voltado a dar respostas, pelo contrário, o professor irá despertar novos questionamentos, procurando sempre elevar o grau de entendimento do aluno e a sua curiosidade.  Em consequência disso, desloca-se a fixação do professor como centro do processo, ou seja, afasta-se o arcaico modelo de ensino-aprendizagem, ao qual a repetição de comportamentos e ações não conduz e nem condiz com uma aprendizagem plena, e se tem a orientação de uma nova perspectiva voltada para metodologias ativas aliadas a tecnologias em educação.

Palavras-chave: Aprendizagem-metodologia; educação; educação a distância; educação – tecnologia; professores – formação; tecnologia educacional.

Referência completa: MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. 1.ed. São Paulo: Artesanato educacional, 2017. (Coleção tecnologia educacional).