Metodologias Ativas para uma educação inovadora - uma abordagem teórico-prática

Autor: Lilian Bacich e José Moran (orgs.)

Resumo: Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. A obra preenche um pouco a lacuna de referências bibliográficas para quem deseja trabalhar ou já está experimentando propostas inovadoras que articulam conteúdos, procedimentos, espaços e tempos aos interesses, questões e necessidades dos estudantes do século 21. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.

Palavras-chave: Sala de aula inovadora; práticas pedagógicas; metodologia ativa; tecnologias educacionais; inovação pedagógica.

Referência completa: BACICH, L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.