Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio de planejamento reverso

Autores: Grant Wiggins e Jay McTighe

Resumo: Esta obra trata-se de uma iniciativa da Fundação Lemann e Instituto Canoa que envolve a indicação e a divulgação de obras voltadas aos profissionais da área da Educação. O que é compreensão? O que a diferencia de conhecimento? Por que compreender é um importante objetivo de ensino? Como saber se os alunos o atingiram? Como criar um currículo rigoroso e envolvente que se concentre na compreensão e leve a um melhor desempenho dos alunos? Estas e outras questões são abordadas neste livro, que explica a lógica do planejamento reverso, apresentando um caminho claro para a criação de um currículo que garanta uma melhor aprendizagem e uma experiência mais estimulante para alunos e professores. O livro explica a lógica do planejamento reverso e explora com maior profundidade o significado de ideias-chave como perguntas essenciais e tarefas de transferência. Os leitores aprenderão por que abordagens familiares baseadas em cobertura e em atividades para o projeto do currículo são insuficientes e como o foco nas seis facetas da compreensão pode enriquecer o aprendizado dos alunos. Leitores nos dois extremos – que vai da educação infantil ao ensino superior – descobrirão que suas preocupações agora se refletem melhor nos materiais, com ilustrações extraídas das muitas oficinas com docentes em todos os níveis de escolaridade.

Palavras-chave: Educação; didática; pedagogia.

Referência completa: WIGGINS, G.; McTIGHE, J. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso. Tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa, revisão técnica: Bárbara Barbosa Born, Andréa Schmitz Boccia. 2.ed. Porto alegre: Penso, 2019.