Competições escolares na perspectiva Freiriana


Professores
Ari Fernando Borsetti Junior
Osmar Moreira de Souza Junior
Descrição do curso
Este curso convida à reflexão e ao diálogo sobre o papel das competições escolares como prática pedagógica nas aulas de Educação Física. Exploraremos as limitações dos modelos tradicionais, propondo um novo olhar fundamentado nos princípios freirianos. A partir dessa perspectiva, discutiremos como organizar jogos escolares que promovam aprendizagens emancipadoras, valorizando a dialogicidade, a práxis e a autonomia dos(as) estudantes na construção do conhecimento.
Carga horária
30h
Objetivos
- Compreender a importância das competições escolares enquanto conteúdo da Educação Física escolar.
- Reconhecer as problemáticas associadas ao modelo tradicional de competições escolares.
- Conhecer os princípios freirianos de dialogicidade, práxis, autonomia e emancipação.
- Apresentar um modelo de jogos escolares baseado nas perspectivas freirianas.
Unidades de estudo
- Fundamentos do Jogo: o que é jogo?
- Fundamentos da Competição Escolar: o que é competição?
- Problemáticas da Competição Escolar: esportivização dos jogos escolares.
- Fundamentação das Competições Escolares: princípios universais das competições escolares.
- Fundamentação das Competições Escolares: princípios orientadores das competições escolares.
- Organização das Competições Escolares: princípios freirianos nas competições escolares.
- Organização das Competições Escolares: fomentando jogos escolares dialógicos.
- Competições Escolares: reflexões e vozes em diálogo.
Certificação gratuita