Competições escolares na perspectiva Freiriana

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    Professores

    Ari Fernando Borsetti Junior

    Osmar Moreira de Souza Junior

    Descrição do curso

    Este curso convida à reflexão e ao diálogo sobre o papel das competições escolares como prática pedagógica nas aulas de Educação Física. Exploraremos as limitações dos modelos tradicionais, propondo um novo olhar fundamentado nos princípios freirianos. A partir dessa perspectiva, discutiremos como organizar jogos escolares que promovam aprendizagens emancipadoras, valorizando a dialogicidade, a práxis e a autonomia dos(as) estudantes na construção do conhecimento.

    Carga horária

    30h

    Objetivos

    • Compreender a importância das competições escolares enquanto conteúdo da Educação Física escolar.
    • Reconhecer as problemáticas associadas ao modelo tradicional de competições escolares.
    • Conhecer os princípios freirianos de dialogicidade, práxis, autonomia e emancipação.
    • Apresentar um modelo de jogos escolares baseado nas perspectivas freirianas.

    Unidades de estudo

    1. Fundamentos do Jogo: o que é jogo?
    2. Fundamentos da Competição Escolar: o que é competição?
    3. Problemáticas da Competição Escolar: esportivização dos jogos escolares.
    4. Fundamentação das Competições Escolares: princípios universais das competições escolares.
    5. Fundamentação das Competições Escolares: princípios orientadores das competições escolares.
    6. Organização das Competições Escolares: princípios freirianos nas competições escolares.
    7. Organização das Competições Escolares: fomentando jogos escolares dialógicos.
    8. Competições Escolares: reflexões e vozes em diálogo.

    Certificação gratuita