Gamificação para a educação
Professor
Paulo Roberto Montanaro
Descrição do curso
Nos últimos tempos, o termo gamificação (do original em inglês, gamification) tem ganhado notoriedade não só pela ascensão das tecnologias digitais, mas também pela expansão dos conceitos dos jogos digitais, cuja indústria e mercado continuam em pleno crescimento no Brasil e no mundo. Utilizar conceitos das mecânicas e das narrativas dos jogos em sistemas educacionais (bem como outros campos) tem se tornado uma experiência bastante interessante e, neste contexto, o presente curso tem como objetivo principal introduzir o conceito e suas principais características para educadores e interessados que possam levam adiante a prática para a sala de aula, seja ela presencial, seja virtual.
Carga horária
15h
Objetivos
- Compreender os principais aspectos da gamificação na educação;
- Levantar os principais eixos que estão presentes em sistemas gamificados;
- Experimentar funcionalidades no Moodle que facilitam algumas ações gamificadas.
Unidades de estudo
- O que é Gamificação?
- Percursos
- Curva de aprendizagem
- Narrativa
- Missões
- Competição e Colaboração
Certificação gratuita