Gamificação para a educação

    Professor

    Paulo Roberto Montanaro

    Descrição do curso

    Nos últimos tempos, o termo gamificação (do original em inglês, gamification) tem ganhado notoriedade não só pela ascensão das tecnologias digitais, mas também pela expansão dos conceitos dos jogos digitais, cuja indústria e mercado continuam em pleno crescimento no Brasil e no mundo. Utilizar conceitos das mecânicas e das narrativas dos jogos em sistemas educacionais (bem como outros campos) tem se tornado uma experiência bastante interessante e, neste contexto, o presente curso tem como objetivo principal introduzir o conceito e suas principais características para educadores e interessados que possam levam adiante a prática para a sala de aula, seja ela presencial, seja virtual.

    Carga horária

    15h

    Objetivos

    • Compreender os principais aspectos da gamificação na educação;
    • Levantar os principais eixos que estão presentes em sistemas gamificados;
    • Experimentar funcionalidades no Moodle que facilitam algumas ações gamificadas.

    Unidades de estudo

    1. O que é Gamificação?
    2. Percursos
    3. Curva de aprendizagem
    4. Narrativa
    5. Missões
    6. Competição e Colaboração

    Certificação gratuita